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segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Pienza, uma cidade para o Papa Pio II.

1. Pienza


Pienza é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Siena, com cerca de 2.076 habitantes. Estende-se por uma área de 122 km², tendo uma densidade populacional de 18 hab/km². 



foto da entrada de Pienza com uma estradinha de terra e cercada de Ciprestes
estradinha de chegada à Pienza, foto HistoriacomGosto



Faz fronteira com Castiglione d'Orcia, Chianciano Terme, Montepulciano, Radicofani, San Giovanni d'Asso, San Quirico d'Orcia, Sarteano, Torrita di Siena, Trequanda.


O Vale em torno de Pienza é uma das regiões mais bonitas da Toscana e chama-se Val d'Orcia. Pienza é o centro artístico mais renomado da região.

2. História Resumida da cidade


A cidade até 1462 não passava de uma pequena vila chamada Corsignano. O evento que mudou sua história foi o nascimento em 1405 de Enea Silvio Piccolomini, que 53 anos depois se tornou o papa Pio II .

A história de Pienza então concentra-se em apenas seis anos (1458 a 1464), período do pontificado de Pio II, o cidadão mais ilustre da localidade. 

Eleito Papa, Pio II em uma viagem para Mântua atravessa a sua vila natal e constatando o alto grau de deterioração, decide a construção de uma nova cidade sobre a vila. Ele encarrega para a tarefa, o arquiteto fiorentino Bernardo Rosselini 

O projeto tomou forma em  poucos anos com a construção da Catedral, do Palazzo Piccolomini e outros edifícios e deu origem a uma cidade harmoniosa com formas típicas do século XV. . 


foto aérea da cidade de Pienza mostrando muralhas da cidade
Visão geral da cidade de Pienza, foto de Alessandro Colle em shutterstock.com

A morte prematura do Papa Pio II também encerrou a história da nova cidade, que desde então passou por mudanças limitadas.


3. Pio II -(1405 a 1464) 


Enea Silvio Piccolomini nasceu de nobre família Sienesa em 1405 em Corsignano. Concluiu seus estudos em leis em Siena e seguiu um padre a Basiléia, ns Suíça, onde a Igreja eestava rewalizando um Concílio. 

Pintura do Papa Pio IITalentoso e ambicioso, era um intelectual, excelente orador e hábil diplomata. Fez uma brilhante carreira longe de casa e veio a se tornar o secretário do Imperador do Sacro Império Romano, Frederico III e seu poeta da corte. 


Enviado para Roma, conseguiu realizar a difícil tarefa de reconciliar o Papa com o Imperador. Com isso ele se aproximou da Igreja e o Papa lhe ofereceu o bispado de Siena; Aceitando aos 45 anos de idade, Enea mudou substancialmente seu modo de vida. Aos 53 anos sem expectativa alguma, foi eleito Papa.

Tinha dois sonhos no papado: O primeiro era organizar uma cruzada para Constantinopla para liberá-la dos Turcos.  O outro era transformar o burgo onde tinha nascido em uma cidade ideal.

A sua cultura humanista lhe levará a se posicionar contra a escravatura e a perseguição aos judeus.
Ele foi autor de diversas obras inclusive uma com a história de sua vida, intitulada Comentários. A única autobiografia já feita por um papa. Ele também editou a primeira bula condenado a escravidão

Morreu aos 59 anos em Ancona, esperando a frota armada que o levaria a combater os turcos.


4. - Monumentos Históricos de Pienza e suas ruas


Grande parte da significativa herança histórica e artística de Pienza está concentrada na praça dedicada ao papa Pio II. Mais isolada temos a Catedral di Santa Maria Assunta, em frente temos o Palazzo Comunale, e ao lado os Palazzo Piccolomini e Palazzo Bórgia. 


4.1 - Entrada da parte histórica

foto da Porta Al Prato que é a entrada da cidade
Porta al Prato

A parte histórica é constituída de uma pequena cidade murada. Entra-se pela Porta al prato, segue-se pela única rua, Corso Il Rosselino, chega-se à Praça Pio II, e caso queiram atravessa-se a cidade até a porta al Ciglio.

Na subida passa-se por lojas de artesanato, lojas de queijo, pequenos restaurantes, ...,.

Comer um tramezzini (sanduíche) de prosciuto com pecorino é uma obrigação de quem visita Pienza.



foto de lojinha de lavandas foto de casa com balcão
foto de pequena taberna com mesa para comer prato do dia e panini para levar, vinhos disponíveis


4.2 Piazza Pio II com Palazzo Comunale


A Piazza Pio II é o coração da cidade e onde se encontram a Catedral, o Palazzo Piccolomini, o Museu do Palazio Episcopal, ...,. Não é uma praça grande. As construções são praticamente vizinhas umas das outras.


foto da Piazza Pio II onde fica a prefeitura e catedral
Piazza Pio II, Pienza, foto HistoriacomGosto


4.3 - Catedral di Santa Maria Assunta


A Catedral, que fica no local da antiga igreja paroquial de Santa Maria, mas orientado de maneira diferente, foi pensada para ser inserida cenograficamente na praça principal da cidade, a Piazza Pio II , quanda foi construída pela vontade do Papa Pio II Piccolomini entre 1459 e 1462 por Bernardo Rossellino durante a renovação da cidade .

foto da fachada da Catedral de Pienza
Catedral de Pienza, foto HistoriacomGosto


Parte interna - Nave e Símbolo Papal


O interior, ainda estruturalmente ligado ao estilo gótico , é dividido em três naves, todas da mesma altura, a nave mediana é apenas mais larga que as naves laterais. Duas fileiras de pilares com meias-colunas anexas e capitéis decorados, erguidos acima dos pilares, dividem os corredores.

foto da nave principal da Catedral de Pienza
nave principal
foto do símbolo papal na Catedral de Pienza
símbolo papal



foto de pintura da Madonna com santos
Madonna com santos, Matteo di Giovanni, 1435-1495
foto da pintura Assunção da Virgem Maria
Assunção da Virgem Maria, Vecchieta,sec XV

4.4 - Palazzo Piccolomini


O palácio, também chamado de Pontifical , também foi encomendado pelo Papa Pio II , a Bernardo Rossellino , como parte do projeto de reconstrução de Pienza como uma cidade ideal. Projetado na segunda metade do século XV (depois de 1459 ), foi inspirado no Palazzo Rucellai em Florença , por seu para sua realização . O palácio é um dos primeiros exemplos da arquitetura renascentista .



foto do Palazzio Piccolomini



Nos últimos tempos, o palácio também tem sido usado como cenário para várias cenas de filmes. "Romeu e Julieta" de Zefirelli,   "O Arquidevil" com Vittorio Gassman e o filme "Le agradável noites" sempre com Gassman e Ugo Tognazzi


parte interna

foto da parte interna do Palazzio Piccolomini foto da parte interna do Pallazzio Piccolomini



paineis relembrando cenas da filmagem de Rome e Julieta
foto de painel mostrando Julieta cujo filme foi rodado no Palazzo Piccolomini foto do painel com Romeu - filme Romeu e Julieta teve cenas rodadas no Palazzo Piccolomini que era a residencia da Julieta


Jardim do Palácio com vista para o Val d'Orcia


foto da janela da varanda do Palazzo que pega os jardins e o VAl d'Orcia
jardim do palácio com vista para o Val d'Orcia, foto HistoriacomGosto


4.5 O Palacio Episcopal  - Museu Diocesano


O Museu Diocesano  foi inaugurado em 1998 no recentemente renovado Palazzo Vescovile (palácio episcopal) e substituiu o agora venerável Museo della Cattedrale, instalado desde 1901 no Palazzo dei Canonici.


foto do Palácio Episcopal que agora é Museu Diocesano
O Palacio episcopal em frente, com suas 8 janelas

O antigo palácio gótico foi doado pelo papa Pio II ao cardeal Rodrigo Borgia (futuro papa Alexandre VI ), que na época era seu colaborador mais próximo ocupando o cargo de vice-chanceler da Igreja Católica; ele a reestruturou durante o século XV para torná-lo sua residência.


Hoje o Museu abriga uma preciosa coleção de obras de arte medievais e modernas vindas da catedral e do território da antiga diocese de Pienza: organizadas em 11 salas, segundo um arranjo e um critério quase sempre cronológico, é possível admirar não apenas pinturas, trípticos e retábulos, mas também jóias, móveis sagrados, tapeçarias e esculturas de madeira.

Madona com Criança


O trabalho extraordinário, parte central de um políptico, retrata com extrema elegância a Madonna e a Criança que, abandonadas com ternura no braço materno e com a cabeça reclinada para trás, parecem olhar para ela com um doce e delicado movimento de carinho. Nesta obra-prima da pintura de Siena, Pietro Lorenzetti assimilou as novidades introduzidas pela pintura de Duccio di Buoninsegna e adquiriu com extremo entusiasmo os ensinamentos de Giotto.



foto de pintura da Madona com Criança
Madona e Criança, Pietro Lorenzetti ( 1306 a 1345)
Outros trabalhos
foto de quadro da Madona Quadro da Madona com criança


5.0 Queijo Pecorino de Pienza


Produto de anqiquíssima origem como testemunham os recipientes para o trabalho com leite, encontradas em um sítio pre-histórico vizinho à Pienza, O Pecorino que se chamava simplesmente cacio, faz desde muito tempo, parte da tradição alimentar local. 
foto do selo do consórcio de proteção d qualidade dos queijos de Pienza
consorcio de proteção de qualidade

O queijo é feito exclusivamente com leite de ovelha. Os rebanhos se alimentam livremente em locais ricos de ervas aromáticas que dão ao leite a ao queijo seu sabor inconfundível. 

Além disso, existe um conjunto de regras para serem seguidas para o produto ser considerado um autentico pecorino de Pienza.




loja de queijos de qualidade com diversos tipos de maturação
Loja de queijos de qualidade em Pienza, foto historiacomgosto


As técnicas de produção são tradicionais com o uso de coalho vegetal, cura natural lenta e umedecimento das crostas / cascas com óleo de oliva para evitar que ressequem. 

Embora cada produtor tenha o seu próprio método, os tipos de pecorino são comumente reduzidos a cinco:

- fresco (curado em menos de 30 dias). Doce e delicado. Massa macia. Disponível apenas nos meses em que as ovelhas produzem leite.


foto de prateleira com queijo pecorino fresco

    

- semicurado (até 60 dias de cura). Doce e moderamente aromático. Massa compacta, crosta esfregada com tomate. 


foto de queijos semi curados em prteleira


- curado (até 06 meses de cura) muito curado (até 18 meses de cura). Sabor intenso e persistente, massa densa e que se fragmenta fácilmente. 


foto de queijos pecorino curados no feno
pecorino curado no feno



- fermentado (os últimos meses de cura ficam em recipiente fechado com bagaço de uva ou folhas de nozes. 


foto de alguns queijos pecorino maturado com bagaço de uva e por isso da cor externa escura
pecorino maturado com bagaço de uva

- picante (speziato) - são queijos semicurados ou curados, com adição de pimenta, chili, ou trufas. 


6.0 - O Val d'Orcia


Pienza situa-se no belíssimo Val d'Orcia. Essa região  engloba Montepulciano, Monticchiello, Pienza, San Quirico d'Orcia, Castigliano d'Orcia, Montalcino. Entre os vilarejos as paisagens são belíssimas com campos de feno, ciprestes, plantações de oliva, videiras, campos de girassóis, ...,.

Breve descição do Val d'Orcia

Terra dura e selvagem o Val d'Orcia começa a transformar-se em torno do ano 1.000, quando a estrada que vem do norte para Roma se torna muito importante. É a via Francigena que é assim chamada por causa das filas de franceses, cruzados, peregrinos e mercadores que vão percorrer essa estrada nos séculos seguintes. 

Ao longo dessa estrada cada vez mais frequentada se localizam pensões, igrejas, abadias, castelos, e povoados fortificados que hoje caracterizam a paisagem. 

Na vinda de Montepulciano para Pienza encontramos o belo vilarejo de Monticchiello e na saída para Montalcino passamos pela emblemática San Quirico d'Orcia e no caminho encontramos a famosa capela da Madona di Vitaleta. 

foto da capela da Madona di Vitaleta
Capela da Madona di Vitaleta, foto historiacomgosto


7. 0 Referências


Pienza - kmZero

Pienza - wikipédia

Pio II  - wikipédia


fotos e notas de viagem - HistoriacomGosto






sexta-feira, 8 de novembro de 2019

San Gimignano - A cidade das Torres

1. - San Gimignano


San Gimignano é uma pequena cidade italiana medieval, situada no topo de uma colina e que conta atualmente com 7 743 habitantes. San Gimignano faz parte da província de Siena, na Toscana.

Visão geral da cidadde de San Gimignano, visto à 3km, foto HistoriacomGosto


Devido a arquitetura medieval de seu centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Conhecida como "cidade das belas torres", dentro de suas muralhas temos construções notáveis de arquitetura romanesca e  gótica e também belas igrejas. O Palazzo Comunale, A Igreja do Colegiado, a Igreja de Santo Agostinho, contém afrescos dos séculos 14 e 15. 


O centro histórico de San Gimignano, apesar de algumas restaurações ocorridas no século XX, é constituído de construções praticamente intactas e que remontam aos séculos 14 e 15. É um dos melhores exemplos de organização urbana na era comunitária na Europa Medieval.


2. - Histórico Resumido



No século III a.C., uma pequena vila etrusca ficava no local de San Gimignano. Os cronistas Lupi, Coppi e Pecori relatam que durante a conspiração catilina contra a República Romana no século I, dois irmãos patrícios, Muzio e Silvio, fugiram de Roma para Valdelsa e construíram dois castelos, Mucchio e Silvia (agora San Gimignano). 

O nome de Silvia foi alterado para San Gimignano em 450 dC, depois que o bispo Geminianus, o santo de Modena, interveio para poupar o castelo da destruição pelos seguidores de Átila, o Huno. Como resultado, uma igreja foi dedicada ao santo e, nos séculos VI e VII, uma vila murada cresceu ao seu redor, posteriormente chamada de "Castelo de San Gimignano" ou Castelo da Floresta, devido à extensa floresta que o cercava. A partir de 929, a cidade foi governada pelos bispos de Volterra .


Via Francígena


Na Idade Média e na época da Renascença, foi um ponto de parada para os peregrinos católicos a caminho de Roma e do Vaticano. Os peregrinos utilizavam a via Francígena que tinha sido criada pelos Cruzados que vinham da Inglaterra e França com destino a Roma e, depois, seguiam de barco até a Terra Santa. Depois na idade média continuou a ser o caminho que os peregrinos utilizavam para visitar os túmulos de São Pedro e São Paulo.

Várias aldeias se formaram ao longo da via. San Gimignano, Montalcino e Siena, são algumas das aldeias por onde passava a Via.

Produção agrícola


O desenvolvimento da cidade de San Gimignano também foi melhorado pelo comércio de produtos agrícolas das colinas vizinhas férteis, em particular o açafrão, usado tanto na culinária quanto no tingimento de tecidos e do vinho Vernaccia, que inspirou papas e poetas.



Vinho Vernaccia


Esse vinho branco, originalmente produzido nas colinas da cidade, tornou-se famoso não somente na Itália, mas em boa parte da Europa na época 1200 a 1400 d.C., tanto que aparece citado por importantes autores como Giovanni Boccaccio e Dante Alighieri, em suas obras-primas, como o Decamerão e a Divina Comédia.

No segundo conto da décima e última jornada do Decamerão, Boccaccio fala sobre as propriedades medicinais do “Vernaccia di Corniglia”, capaz de curar o abade de Cluny de seus problemas estomacais.

3. - As Torres


San Gimignano é acima de tudo famosa pelas torres medievais que ainda se destacam em seu panorama. Das 72 torres e casas-torre, existentes na era dourada do município, vinte e cinco ainda restavam em 1580. Hoje permanecem quatorze.


Visão geral da cidade de San Gimignano, foto HistoriacomGosto


A mais antiga é a torre Rognosa , que foi erguida no início do século XIII. A mais alta é a Torre del Podestà, também chamada Torre Grossa, de 54 metros. Um regulamento de 1255 proibia indivíduos particulares de erguer torres mais altas que a torre Rognosa (que na época era a mais alta), Entretanto,   as duas famílias mais importantes, Ardinghelli e Salvucci, construíram duas torres um pouco menores com quase o mesmo tamanho, para mostrar seu poder.


Exemplo de Torre

Na praça da Cisterna encontramos a  torre Ardinghelli e por trás pode-se ver a torre grossa.


Torre Ardinghelli, praça Cisterna, San Gimignano, foto historiacomgosto


Hoje restam 14 torres que são chamadas: Ficarelli, Campatelli, Cugnanesi, Becci, del Diavolo, Ardinghelli, Pellari, Grossa, Campanile, Salvucci, Pettini, Chigi, Rognosa, Pesciolini.

4.0 Locais Históricos


4.1 - Pìazza della Cisterna

A Piazza della Cisterna tem uma forma triangular com uma ligeira inclinação natural e é conectada à vizinha Piazza del Duomo por uma passagem aberta. A calçada é de tijolos e a praça é cercada por casas e torres medievais.


No canto sudoeste, a praça encontra o Arco de Becci (l'arco dei Becci), um antigo portão da cidade.

piazza della cisterna, foto historiacomgosto

Resumo histórico

A praça está localizada no cruzamento de duas ruas principais da vila de San Gimignano: a Via Francigena e a Via Pisa - Siena. A praça foi usada como mercado e palco de festivais e torneios. Seu layout atual data do século XIII.

A praça tem o nome da cisterna subterrânea  construída em 1287. A cisterna é tampada por um pedestal octogonal de travertino , construído em 1346 sob o prefeito Guccio Malavolti e fica próximo ao centro da praça.

A famosa sorveteria Dondoli fica ao fundo da praça.



4.2 - Piazza del Duomo



A praça da Catedral de San Gimignano era o ponto de apoio da vida religiosa e política da cidade na Idade Média. Ela está localizada bem ao lado da praça della Cisterna (local do mercado, festivais e torneios), e no cruzamento do eixo norte-sul da Via Francigena e o eixo leste-oeste da antiga estrada Pisa - Siena.

piazza del duomo, à esquerda o palazzo novo del podestá (centro cívico), no alto da escada o duomo (coleggiata). foto historiacomgosto

palazzo vechio del podestá

A praça deve seu nome ao Colegiado, que existe desde o século 11, enquanto a aparência atual da praça tomou forma na primeira metade do século XIII, durante a era de ouro da economia e a importância política de San Gimignano. Os principais edifícios públicos  datam desse período, com uma nova fachada em frente ao antigo Palazzo del Podesta .



De forma trapezoidal, o lado oeste é ocupado pela fachada do Colegiado no topo de uma escada. No lado oposto fica o Palazzo Vecchio del Podestà, com a Torre Rognosa, ao lado da Torre Chigi . O lado norte é dominado pelas torres gêmeas dos Salvucci; o sul do novo Palazzo del Podestà, com a loggia do Comune, ladeado pela Torre Grossa .



Obs: A torre chigi é a torre menor ao lado, e a torre rognosa é a torre maior.

4.3 - Palazzo Nuovo del Podestá / Palazzo Publico - Centro Civico


palazzo nuovo
O Palazzo Comunale, também chamado Palazzo del Popolo ou o novo Palazzo del Podestà, em San Gimignano, está localizado na Piazza del Duomo, entre a Torre Grossa e a galeria da Comuna. Contém o Museu Cívico, com importantes obras de arte das escolas florentina e sienense do século XIII ao XVI, com artistas como Coppo di Marcovaldo, Lippo Memmi,  Benozzo Gozzoli, Filippino Lippi, Sodoma, Pinturicchio e Azzo di Masetto.


O Museu Cívico de San Gimignano está localizado nos andares superiores do edifício e pode ser acessado pela Piazza del Duomo ou pelo pátio atrás do Palazzo. O pátio foi construído em 1323 e está decorado com brasões afrescados ou esculpidos e, no centro, uma cisterna organizada em 1361.



a) Sala del Consiglio / Sala de Dante


A "Sala del Consiglio" agora conhecida como "Sala de Dante" é uma grande sala de recepção que foi usada como a câmara do conselho. A sala deve seu nome à curta estadia do grande poeta em 1300. Dante esteve aqui como embaixador da República Florentina. Ele defendia a causa da Liga dos Guelfos de Toscana diante do podestà e do conselho geral. Dante preparava a resistência dos guelfos da Toscana. Aqui ele pronunciou um discurso defendendo a sua causa. 

A sala é decorada com a grande obra "Majestade" de Lippo Memmi (de 1317), inspirada na "Majestade" pintada por seu cunhado Simone Martini no Palazzo Pubblico de Siena. Como no afresco de Siena, Maria está sentada em um trono cercado por uma multidão de santos e anjos: em adoração, também podemos ver a figura do então Podestà Nello di Mino de 'Tolomei.


Grande Salão Centro Cívico San Gimignano, afrescos de Lippo Memmi, 1317, foto HistoriacomGosto


Ao lado do grande salão, há uma sala de reuniões que foi originalmente usada para reuniões particulares.


busto de Dante
Maestá, Lippo Memmi, 1317,
Musei Civic, San Gimignano


- Guelfos e guibelinos no tempo de Dante (Séculos XII e XIII)


Os guelfos e os gibelinos constituíam facções políticas que, a partir do século XII, estiveram em luta na Itália, especialmente na República Florentina. Os conflitos se intensificaram sobretudo a partir do século XIII.

Na origem tratava-se de uma disputa entre os partidários do papado (os guelfos) e os partidários do Sacro Império Romano-Germânico (os gibelinos).


guelfos x guibelinos, ilustração de Faberh, wikimedia commons



As denominações "guelfos" e "gibelinos" originaram-se após o imperador Henrique V (1081 - 1125) morrer sem deixar herdeiros diretos. Criou-se, então, um conflito na disputa pela sucessão do Sacro Império. Os guelfos e o Papa apoiavam a Casa de Welf (de onde provém o termo "guelfo"), enquanto os gibelinos eram partidários da casa suábia dos Hohenstaufen, senhores do castelo de Waiblingen (de onde provém a palavra "gibelino").

No interior das cidades, a mesma dicotomia se reproduziu, mas acabou perdendo o significado tradicional de luta política entre o papado e o Sacro Império, para transformar-se em luta entre as facções da população, pelo domínio da cidade. Para aumentar sua força, as cidades, tanto guelfas quanto gibelinas, assim como as respectivas famílias, reuniam-se em ligas opostas.

Assim, a partir da segunda metade do século XIII, a cidade guelfa de Florença combateu a liga gibelina formada pelas cidades toscanas de Arezzo, Siena, Pistoia, Luca e Pisa.


Guelfos brancos e Guelfos negros


No fim do século XIII, o partido guelfo se divide em duas facções: os guelfos negros (guelfi neri), liderados por Corso Donati, e os guelfos brancos (guelfi bianchi), liderados por Vieri dei Cerchi. Na origem dessa divisão existe uma querela de clãs que opunha os Cerchi aos Donati.

Os guelfos negros, muito próximos do papa Bonifácio VIII, levam vantagem sobre os brancos, incapazes de se defender, e Carlos de Valois (1270-1325), vindo da França para apoiar o papa, ataca Florença sem encontrar resistência. A partir de janeiro de 1302, começou o exílio dos brancos, dentre os quais Dante Alighieri e, então, Cante Gabrielli de Gubbio, reinou sobre a cidade. 


b) Pinacoteca


A galeria de imagens real está localizada no segundo andar. O primeiro quarto é chamado della Trinità , do afresco de Pier Francesco Fiorentino, de 1497 ; há também Madonna e criança com santos de Leonardo da Pistoia e Pietà com os símbolos da paixão , um tríptico de Sebastiano Mainardi . Um raro tapete mameluco do século XIV, atado no Cairo com uma forma incomum de cruz que simula a admissão de três tapetes, também é exibido em uma vitrine .



Pinacoteca San Gimignano, foto historiacomgosto


pinturas





foto historiacomgosto

O Retábulo da Virgem de San Gimignano, Pinturricchio,
         1510-1512, Centro Cívico, foto historiacomgosto 
     


4.4 - Collegiata di Santa Maria Assunta - Duomo di San Gimignano


A Basílica, ou Duomo, ou ainda Collegiata, é um dos monumentos mais importantes de San Gimignano. As paredes da Basílica Santa Maria Assunta são inteiramente cobertas com afrescos, pintados por ilustres pintores da Escola Sienese do século XIV, que contam histórias do Novo e do Antigo Testamento. 


Duomo de San Gimignano, foto historiacomgosto


Dentro da catedral, a Capela de Santa Fina é uma das principais jóias renascentistas, graças ao trabalho de famosos artistas florentinos. O altar foi criado pelo escultor Benedetto da Maiano, os afrescos da vida do santo por Domenico Ghirlandaio.



A Igreja Colegiada foi construída sobre os restos de um pequeno oratório anterior, com uma única abside dedicada a San Gimignano e voltada para o leste em direções opostas à atual. A comissão da nova igreja encontra-se em Giordano Orsini em 1148, apontada pelo Papa Eugênio III como uma proposta da antiga igreja paroquial de San Giovanni e Nicola, localizada no distrito de Pietra Tonda e depois transferida para a cidade no oratório de San Gimignano. 

A igreja, construída de acordo com as indicações de Eugenio III, Giordano Orsini e talvez Bernardo di Chiaravalle, reflete as influências reformistas e cistercienses aplicadas a uma igreja da cidade: muros simples e sóbrios, isolamento do contexto urbano, poucas janelas, divisão rígida entre espaços para homens e mulheres: daí a presença de apenas dois portais na fachada.



Todas as paredes e abóbadas são cobertas com afrescos de vários artistas e principalmente de Lippo Memmi e Bartolo di Fredi. Durante a Segunda Guerra Mundial, a igreja e seus afrescos sofreram danos consideráveis, reparados por repetidas campanhas de restauração.


Cenas da Vida de Cristo, interior Basilica Santa Maria Assunta, foto HistoriacomGosto


Em dezembro de 1932, o papa Pio XI elevou-o à categoria de basílica menor

Santa Fina


Santa Serafina, também conhecida por Santa Fina, foi uma vítima expiatória a Deus que, por cinco anos, se viu pregada ao leito com o corpo em corrupção e na mais extrema pobreza. À sua morte, muitos milagres ocorreram. 

Filha de Cambio e Imperia, nobres decaídos, nasceu em San Gimignano em 1238; teve uma vida curta, mas religiosamente muito intensa. 


Capela de Santa Fina
Aos 10 anos foi acometida por uma doença grave que a prostrou no leito, talvez alguma forma de tuberculose ou osteomielite, e, de uma forma mística, longe de se desesperar, suportou com grande coragem e grande fé a enfermidade que a impedia de fazer qualquer movimento.

Acresceu a tal sofrimento a perda da mãe. Com o corpo coberto de chagas dava aos que a visitavam um exemplo de paciência, ensinando-os o culto da Paixão do Senhor e a devoção a Rainha dos Mártires.




Santa Fina faleceu no dia 12 de março de 1253, festa de São Gregório Magno, de quem era devota e de quem recebera o anúncio da morte numa visão. No momento da sua morte os sinos de San Gimignano soaram em festa sem que mão alguma os tangesse. Este detalhe se encontra na biografia mencionada.

Foi eleita patrona da cidade. Em 1457 o Conselho do Povo deliberou a construção da magnifica capela que ainda se pode admirar na colegiada.


Anunciação


Anunciação, Sebastiano Mainardi,1482, Basilica de Santa Maria Assunta,  San Gimignano


O afresco da Anunciação no claustro ao lado da Colegiada de San Gimignano, datada de 1482, foi considerado pelos estudiosos anteriores a ser a obra de Domenico Ghirlandaio, mas depois veio a ser atribuída a Sebastiano Mainardi, pupilo de Ghirlandaio.  A maioria das atribuições hoje se refere a Mainardi.


4.5 Igreja de San Lorenzo na ponte


Seu nome deriva de estar situado próximo ao local onde antes havia uma ponte levadiça que permitia a conexão entre a estrada que leva à Piazza della Cisterna e o antigo castelo do bispo.

A  Igreja de San Lorenzo in Ponte, em estilo românico, foi construída em 1240. Seu pórtico foi fechado em 1561 para construir um oratório.  No seu interior um ciclo de afrescos com as Histórias de São Benedito e, no fundo, um grande afresco com a glória de Cristo, Nossa Senhora e 12 apóstolos, obra de Cenni di Francesco di Ser Cenni por volta do ano 1413.


Gloria de Cristo, Nsa. Senhora e Apóstolos
Crucificação de Cristo
Nossa Senhora em Glória, 1310a1413
Simoni Martini e Ceni Francesco


5.0 Vias locais


a) Entrada e Via Principal






b) Artesanato

San gimignano possui belíssimaslojas de artesanato em porcelana.



c) Sorveteria - Gelateria Dondoli

Localizada na Piazza della Cisterna, em San Gimignano, a Gelateria Dondoli é conhecida em todo o mundo e frequentada por numerosas figuras públicas.

É mencionada entre os guias mundiais mais importantes e é visitado continuamente pelas estações de televisão nacionais e internacionais. Graças à sua experiência e ao desejo de experimentar, o Mestre Gelatiere Sergio criou gostos originais e incomuns. Suas primeiras criações se tornaram famosas: o Crema di Santa Fina® (creme de açafrão e pinhões), o Champelmo® (toranja rosa e espumante), o Dolceamaro® (creme de ervas aromáticas), o sorvete de Vernaccia, enriquecem o o seu já vasto menu.






"Il Gelato" (sorvete) uma paixão italiana

Talvez nem todos saibam que a tradição artesanal de gelato tem origens nobres, antigas e italianas e que seu primeiro "embaixador" nos paladares refinados da Europa não era nada menos que Caterina dei Medici quando, em meados do século XVI, ela juntou-se a "Côrte da França".

Os custodiantes de tradição semelhante - perpetuados até hoje - são, com Sergio Dondoli, os Master Ice Cream Makers (na Itália há, hoje, não mais que uma dúzia) e suas escolas, verdadeiros ginásios de criatividade e de paixão artesanal por uma comida requintada.


d) Trufas


Trufa ou túbera é a denominação popular dada aos corpos frutíferos subterrâneos das espécies de Tuber, um género de fungos da família Tuberaceae. Algumas das espécies têm sabor e aroma agradáveis, sendo consumidas pelo ser humano há mais de três mil anos. Os tipos mais conhecidos são a trufa branca (Tuber magnatum), a trufa negra (Tuber melanosporum) e a trufa de verão (Tuber aestivum).


A trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. Possuem aspecto de mármore negro e bege. O trufeiro, especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir-lhe a superfície. Ela só terá valor se as suas características originais forem preservadas. A colheita é feita recorrendo a porcos ou cães adestrados que as podem localizar por meio do olfato.

Alguns passeios na Toscana / San Gimignano, oferecem a opção de participar de uma "caça às trufas", com caçadores e cães farejadores e depois participar de um almoço com trufas e vinhos. 


e)Portas


A arquitetura toscana tem origem nas construções típicas da Idade Média, época em que a maioria das construções era horizontal, de um ou dois andares, feita com paredes de pedras irregulares.

A casa tradicional da Toscana tem paredes grossas de pedra rústica ou de terracota, com portas e janelas de madeira. É bem simples em suas formas e representa o estereótipo de vida interiorana tranquila. O aconchego da casa de campo italiana serve de inspiração para projetos de arquitetura em que o objetivo é criar ambientes rústicos e confortáveis.

Para quem gosta de arquitetura, decoração ou apenas aprecia o casario medieval, é impossível não notar a beleza das portas nas pequenas cidades Toscana.

Alguns exemplos de portas de San Gimignano (fotos historiacomgosto)




6.0 O Charme ao redor - Hospedagem em Agriturismo


Uma forma legal de se hospedar na Toscana é experimentar os hotéis-fazendas. Eles geralmente tem campos de videiras e olivas,  produzem o seu próprio vinho e azeite e geralmente são administrados por famílias. Você  tem diversas opções de preço incluindo até os castelos dos grandes produtores. 

Aqui damos uma referência em San Gimignano obtido no booking.com: Hotel Pescile






6.0 Referências

San Gimignano - wikipedia

San Gimignano - Km0 editore

arquitetura toscana: https://archtrends.com/blog/arquitetura-italiana/

San Gimignano - notas de viagem e fotos HistoriacomGosto