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sexta-feira, 13 de julho de 2018

História de Paris, França - 01 (fundação ao século XV)

I. - Paris,  espetacular


Por ser Paris uma das cidades que mais admiramos, e por já haver tantos posts maravilhosos já publicados sobre ela, até agora não me sentia à vontade para publicar alguma coisa adicional. Com a França no final da copa do mundo me motivei a iniciar uma sequência de publicações sobre a sua história, talvez 05 (cinco), e de uma maneira cautelosa, vamos  refinando aos poucos.


foto com visão geral da cidade a partir da torre Eifel
vista geral da cidade a partir da torre eiffel


II - Um pouco de história (da Gália aos Capetos)


a) A origem da cidade (250 a.c)


A informação confiável que existe sobre a  origem da cidade é que os parísios eram um povo gaulês que habitava a região hoje conhecida como ile-de-la-cité, antes da chegada dos romanos. Estima-se que talvez desde 250 a.c.,. Essa região era cercada por outros povos gauleses mais poderosos como os Silvanects, Senones, Arvernos e Carnutes.

foto do quadro da rendição de Vercingetórix
quadro da rendição de Vercingetórix
Em 53 a.c. os parísios se submeteram a Vercingetórix, chefe gaulês dos arvernos, que liderou a revolta contra os invasores romanos. Apesar de todos os esforços, os romanos com seu poderoso exército saíram vitoriosos e estabeleceram seu domínio na cidade rebatiazando-a com o nome "Lutécia Parisioro".  

Vercigentórix foi inspiração para criação da história em quadrinhos Asterix e os gauleses.

b) A dominação romana ou Gália Romana (50 a.c a 500 d.c.)


Após a rendição dos gauleses para Julio César, a Gália se converte em uma província romana e a cidade desenvolve as características de uma civilização refinada com banhos públicos, aquedutos, fontes, teatros, ...,. A dominação romana dura até por volta do ano 500 d.c., quando após uma onda de invasões bárbaras, finalmente Clóvis, rei dos francos, consegue dominar a cidade. 

Vestígio da ocupação romana na cidade - Arene de Lutece

A cidade romana foi construída, segundo um mapa de grade ortogonal datado do século I, sobre a margem esquerda. Lutécia, como a chamavam os romanos, provavelmente não tinha mais que cinco a seis mil habitantes em seu apogeu, não era mais que uma vila modesta do mundo romano.

quadro da Aréne de Lutece
Aréne de Lutece - melhor vestígio da ocupação romana em Paris,
foto de Antoine2K em shutterstock.com


c) A conquista dos Francos


Após uma onda de invasões bárbaras dos burgúndios, vândalos, visigodos e ostrogodos, finalmente a província romana cai perante os francos liderados por Clóvis. 

Clóvis 


 quadro de Clóvis rei dos Francos Em 486, Clóvis recebe o batismo católico. Eleito "rei dos francos" segundo a tradição germânica (seus guerreiros o carregam e o levam no alto sobre os escudos), seu poder sobre o conjunto dos habitantes da França é legitimado em 510 quando recebe, de Roma, as insígnias de Cônsul Honorário. 

Os franceses modernos de origem européia são descendentes dos antigos habitantes gauleses, dos colonizadores romanos que permaneceram na Gália,  dos invasores francos, e outros.

A cultura galo-romana permaneceu como a dominante e começou a se fundir com as cultura dos invasores francos, o latim continuou como o idioma dominante da região e posteriormente o latim vulgar local deu origem ao francês.


O Poder instalado

A história de Paris está ligada a uma combinação de vários fatores geográficos e políticos. É Clóvis quem decide, no século VI, instalar os órgãos fixos do poder político do reino na pequena cidade dos parísios. Esta posição de capital será confirmada pelos Capetianos, após um hiato de dois séculos durante a era carolíngia.

altar de Santa Genoveva  Santa Genoveva
A história conta que Santa Genoveva, foi uma jovem religiosa que incentivou o povo a resistir às invasões dos bárbaros. Finalmente após a conquista da cidade por Clóvis que era um rei católico, Santa Genoveva o convenceu a erguer uma igreja dedicada aos santos Pedro e Paulo, hoje situada no coração do quartier latin.

Santa Genoveva é a padroeira de Paris, ela é festejada no dia 03 de janeiro.




Idade Média - Os Capetos

Os Capetos, que reinam a partir de 987, preferem Orléans a Paris, uma das duas grandes vilas do seu domínio pessoal. Hugo Capeto, apesar da sua residência na île de la Cité, lá pouco permanece.  A cidade se torna um importante centro de ensino religioso desde o século XI. O poder real se fixa progressivamente em Paris, que volta a ser a capital do reino, a partir de Luís VI (1108-1137) e mais ainda sob Filipe Augusto (1179–1223), que a cercou com uma muralha.

Em 1163, o bispo Maurice de Sully empreende a edificação da Catedral de Notre-Dame de Paris sobre a île de la Cité.


III. - A Catedral de Notre Dame


Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico.  Sua construção se iniciou em 1163, e é dedicada à Maria, Nossa Senhora, Mãe de Jesus Cristo. Situa-se na Ile-de-la cité, banhada pelo rio Sena. A construção, e suas modificações, durou até meados do século XIV.
A catedral surgiu  ligada à ideia do gótico no seu esplendor, atendendo as necessidades e aspirações da alta sociedade, com uma nova abordagem da catedral como edifício de contato e ascensão espiritual.
A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural.  (fonte: wikipedia)


 foto da lateral da Catedral de Notre Dame
Catedral de Notre Dame, Paris, foto de Viacheslav Lopatin em shutterstock.com

Fachada principal

A fachada apresenta três níveis horizontais e é ainda dividida em três zonas verticais pelos contrafortes ligeiramente proeminentes que unem em verticalidade os dois pisos inferiores e reforçam os cunhais das duas torres. (fotos: HistoriacomGosto)
 foto da fachada da Catedral de Notre Dame foto das três portas de entrada da Catedral


Nível inferior - Portais


Neste nível são evidentes três portais que surgem em épocas diferentes e que formam um conjunto que passa a ser utilizado na arquitetura a partir dos meados do século XII. São muito trabalhados, penetrando na parede por uma sucessão de arcos envolventes em degrau, arquivoltas, destacando-se o portal central ligeiramente em altura dos laterais.

Nave Principal


No gótico o crente é impelido à ascensão pela afirmação constante da verticalidade, pela monumentalidade das paredes que parecem erguer-se segundo uma teoria contrária à da gravidade, tornando-as leves, deixando por elas filtrar o colorido dos grandes vitrais numa aura etérea. 

O edifício tem 127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura que é rematada em cima por abóbadas e dá o primeiro passo na construção colossal do gótico. As maciças colunas de fuste liso da nave, que acentuam a verticalidade, fazem a divisão em arcadas altas para as alas laterais e suportam uma tribuna (galeria), em que janelas para o exterior são abertas para deixar entrar mais luz.


 foto da nave principal da Catedral
Interior da catedral de Notre Dame

Vitrais


Um destaque entre os maravilhosos vitrais de Notre Dame é sem sombra de dúvida a sua rosácea que fica do lado Norte. Ela se localiza no centro da fachada, próximo a galeria da Virgem, medindo 9,60 m de diâmetro e foi criada em 1225.

No centro da rosácea está a Virgem com o Menino Jesus, circundada por 8 lunações com flores de lis. Na primeira circunferência de elementos, circundando o centro aparece uma faixa vermelha com formas florais, e mais externamente os 16 profetas. Na segunda circunferência de elementos, aparecem externamente 32 reis e antepassados de Cristo. Na última circunferência envoltos 32 patriarcas e grão-sacerdotes de Israel coroam o conjunto. Todos os elementos que circundam o centro estão envoltos por arabescos geométricos. Cerca de 85% do vitral é original.

vitrais laterais
outros vitrais, foto historiacomgosto
vitral em forma de rosáce do lado Norte
Rosácea lado norte foto historiacomgosto
Detalhes da decoração

foto de detalhes da decoração de partes de madeira e quadros da vida do Senhor
foto historiacomgosto


Vista da catedral a partir do Sena

 quadro da Catedral de Notre Dame ao entardecer
Catedral de Notre Dame ao entardecer, foto Historiacomgosto


IV - A organização de Paris entre os séculos X e XII


A posição de Paris no cruzamento entre as rotas terrestres comerciais e fluviais no coração de uma região rica em agricultura, fez com que Paris se tornasse uma das principais cidades da França durante o século X com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Durante o século XII, Paris se tornou um dos primeiros centros da Europa para a educação e as artes.


mapa da organização de Paris entre os séculos X e XII


V. - La Conciergerie


A Conciergerie é o vestígio principal do antigo Palácio da Cidade, que foi residência e sede do poder real francês do século X ao século XIV e que se estendia sobre o local em que hoje está o Palácio de Justiça de Paris. 



Origem do nome: O concierge era uma pessoa de alta patente no reino. Ele era nomeado pelo rei para manter a ordem, a polícia e registrar os prisioneiros.


foto da Conciergerie
La Conciergerie, foto Kiev.Victor em shutterstock.com


Atualmente, o edifício estende-se pelo Cais do Relógio, sobre a Ilha de la Cité, no 1º arrondissement de Paris. Foi convertido em prisão do Estado em 1392, após o abandono do palácio por Carlos V e seus sucessores.

A prisão ocupava o andar térreo do prédio, beirando o Cais do Relógio e as duas torres ; o andar superior era reservado ao Parlamento. A prisão da Conciergerie era considerada como a antessala da morte, durante a época do Terror (Revolução Francesa). Poucos  saíam dela livres. A Rainha Maria Antonieta foi aprisionada na Conciergerie em 1793.




A torre do Relógio 




 foto dda torre do relógio
foto HistoriacomGosto
João II construiu uma torre no ângulo nordeste do Palácio da Cidade. Esta torre de observação retangular foi chamada "Torre do Relógio" porque o primeiro relógio público da França aí foi instalado por volta de 1371. Este relógio foi substituído, sob o reinado de Henrique III, em 1585, pelo de Germain Pilon, ainda no local após múltiplas porém fiéis restaurações às decorações em homenagem a Henrique III.












Palácio da Justiça


É também a partir desta época que se constituirá progressivamente, sobre o terreno do Palácio da Cidade, o conjunto arquitetônico do atual Palácio de Justiça de Paris, que abriga notadamente a Corte de Cassações e o conjunto essencial da Corte de Apelações de Paris.

VI - La Saint Chapelle


Construída no século XIII, em apenas 7 anos, por Luís IX, a Sainte-Chapelle, uma jóia do gótico radiante, destinava-se a ser a capela do palácio real e também a abrigar as mais preciosas relíquias da cristandade. Nessas relíquias  incluía-se a coroa de espinhos atribuída a  Cristo, adquirida por Saint Louis. Ela foi consagrada em abril de 1248.

A posse dessas relíquias referenciava ao monarca muito poderoso como o líder da cristandade ocidental 

Distribuídos em 15 janelas de 15 m de altura, os vitrais das 1113 cenas do antigo e do novo testamento, contam a história do mundo até a chegada das relíquias em Paris.

foto do interior com os belos vitrais da Saint Chapelle
Saint Chapelle, foto HistoriacomGosto


Detalhes da Capela


 Detalhe de vitral da capela  detalhe de vitral principal da capela
detalhe de vitral em forma de roseta


Durante a Revolução Francesa a capela foi transformada em escritório administrativo e os vitrais foram tapados com enormes armários. A sua beleza oculta foi assim inadvertidamente preservada do vandalismo que a capela sofreu em outras partes, tendo sido destruídos os assentos do coro e o painel do altar principal, o pináculo do teto deitado abaixo e muitas das suas relíquias foram dispersas


VII - Guerra dos cem anos


Paris termina arruinada pela Guerra dos Cem Anos. Joana d'Arc, em 1429, é queimada viva em sua tentativa de liberá-la dos ingleses e de seus aliados bourguignons. Carlos VII e seu filho Luís XI tem ressalvas contra a cidade e fazem questão de não residir nela, preferindo o Vale do Loire. Sua população cresce entre 1422 e 1500, contando de cem mil a cento-e-cinquenta mil almas. 


VIII. - Continuação


Para não ficar muito extenso e cansativo, dividiremos a História de Paris em 05 publicações.


IX. - Referências


wikipedia - história de Paris


X. - Outras publicações da Série


História de Paris, França - 01 (fundação ao século XV)
https://historiacomgosto.blogspot.com/2018/07/historia-de-paris-franca-01.html

História de Paris, França - 02 (Século XV ao Século XVII)

História de Paris, França 03 século XVII ao século XVIII

História de Paris, França - 04 (Quase cem anos de revoltas, guerras e transformações)

História de Paris V - Da belle époque ao período entre guerras

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Vincent (starry, starry night) de Don McLean - Uma linda homenagem em forma de canção

1. - Vincent (Starry, Starry Night)


Starry night é uma das mais belas pinturas de Van Gogh. Ela também é o motivo central de uma homenagem feita por Don McLean ao pintor.

A pintura "Noite Estrelada" foi feita por Van Gogh em 1889. A obra retrata a vista da janela de um quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, pouco antes do nascer do sol, com a adição de um vilarejo idealizado pelo artista. A tela faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1941. É considerada uma das mais famosas pinturas de Van Gogh e uma das mais icônicas da arte ocidental.



quadro Starry Night (Noite Estrelada) de Van Gogh mostra um céu azul ondulado e com bolas brancas e amarelas como se fossem estrelas
Starry Night, Vincent Van Gogh, 1889, Museu de Arte Moderna de Nova Yorque

A música Vincent

McLean escreveu a letra em 1970 depois de ler um livro sobre a vida do artista. No ano seguinte, a música se tornou o hit número um na UK Singles Chart  e a No. 12 nos EUA.

A música também descreve diferentes pinturas do artista. Foi criada no 100º aniversário do ponto médio da vida de Van Gogh.


O que Don McLean disse sobre a música:



No outono de 1970, eu tinha um emprego cantando no sistema escolar, tocando meu violão nas salas de aula. Eu estava sentado na varanda certa manhã, lendo uma biografia de Van Gogh, e de repente soube que tinha que escrever uma música argumentando que ele não era maluco. Ele teve uma doença e seu irmão Theo também. Isso faz com que seja diferente, na minha opinião, daquela variedade de 'louco' - porque ele foi rejeitado por uma mulher [como era comumente pensado]. Então eu me sentei com uma cópia de Starry Night e escrevi as letras em um saco de papel. 

Ouçamos  a música, vejamos o vídeo, e apreciemos as pinturas do gênio.

Vídeo com a Música de Don Mc Lean feito por wysty67



Starry
Starry night
Paint your palette blue and grey
Estrelada,
noite estrelada
Pinte sua paleta de azul e cinza
Look out on a summer's day
With eyes that know the
Darkness in my soul.
Olhe os dias de verão lá fora
Com olhos que conhecem a escuridão da minha alma.

Shadows on the hills
Sketch the trees and the daffodils
Catch the breeze and the winter chills
In colors on the snowy linen land.
Sombras nas colinas
Desenhe as árvores e os narcisos
Sinta a brisa e os arrepios do inverno
Nas cores da terra coberta pela neve

And now I understand
what you tried to say to me
How you suffered for your sanity
How you tried to set them free.

Agora eu entendo
O que você tentou me dizer
E como você sofreu por sua sanidade
E como você tentou libertá-los


They would not listen
They did not know how

Eles não te escutavam,
não sabiam como

Perhaps they'll listen now.
Talvez agora eles te escutem

Starry
Starry night

Estrelada, 
noite estrelada

Flaming flo'rs that brightly blaze
Swirling clouds in violet haze 

Reflect in Vincent's eyes of China blue.
Flores flamejantes que brilham em chamas
Nuvens girando na neblina roxa
Refletem nos olhos azuis de Vincent


Colors changing hue
Morning fields of amber rain

Weathered faces lined in pain
Are soothed beneath the artist's
Loving hand.

Cores mudando de tom
A manhã nos campos de grãos âmbar
Rostos cansados e marcados pela dor
São suavizados pelas mãos amáveis do artista

And now I understand
what you tried to say to me
How you suffered for your sanity
How you tried to set them free.

Agora eu entendo
O que você tentou me dizer
E como você sofreu por sua sanidade
E como você tentou libertá-los


Perhaps they'll listen now.
Eles não te escutavam, não sabiam como
Talvez agora eles te escutem


For they could not love you
But still your love was true

And when no hope was left in sight on that starry
Starry night.

Pois eles não conseguiam te amar
Mas seu amor era verdadeiro
E quando não havia mais esperança
Naquela estrelada,
noite estrelada

You took your life
As lovers often do;

Você tirou sua vida,
como os amantes costumam fazer


But I could have told you
Vincent

Mas eu poderia ter dito à você,
Vincent


This world was never
Meant for one
As beautiful as you
.
Esse mundo não foi feito
Para alguém maravilhoso como você

Starry
Starry night

Estrelada,
noite estrelada


Portraits hung in empty halls
Frameless heads on nameless walls

Retratos pendurados em paredes vazias
Cabeças sem molduras em paredes sem nomes


With eyes
That watch the world and can't forget.

Com olhos
que observam o mundo e não esquecem


Like the stranger that you've met
The ragged men in ragged clothes

The silver thorn of bloody rose
Lie crushed and broken
On the virgin snow.

Como os estranhos que você conheceu
Os homens arrasados com roupas esfarrapadas
O espinho prateado da rosa sangrenta
Esmagado e quebrado na neve virgem


And now I think I know
what you tried to say to me

Agora eu acho que entendo
O que você tentou me dizer


How you suffered for your sanity
How you tried to set them free.

E como você sofreu por sua sanidade
E como você tentou libertá-los


They would not listen
They're not List'ning still

Eles não te escutavam,
e ainda não te escutam


Perhaps they never will
Talvez nunca escutem



2. - Don McLean


foto de Don McLean tocando violão
Don McLean é um cantor e compositor americano. Ficou famoso pela canção American Pie,  que atingiu o topo das paradas americanas. Iniciou sua carreira em meados dos anos 60, tocando em clubes nova-iorquinos, escolas primárias e em prol de causas ambientais.

Os seus maiores sucessos são:

Vincent ;  Castles in the Air;  Since I Don’t Have You e
Crying.

3. - Referências

Wikipedia: Don McLean / Vincent (Starry night)

Youtube: Don Mc Lean, Vincent - Vídeo feito por wysty67
 
Letra: www.letras.mus.br

Compositores: Don McLean
Letra de Vincent (Starry, Starry Night) © Universal Music Publishing Group

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Provence - Campos de lavanda, cidades e abadias

1. - Provence


 foto de campo de lavanda em Valensole
Campo de Lavanda em Valensolo, foto de Repina Valeriya em shutterstock.com


A Provença ou Provence, em francês; é uma denominação geográfica para um antigo condado, transformado em 1481 em província real francesa, e que corresponde hoje, a uma grande parte da região administrativa francesa de Provença-Alpes-Costa Azul. A Provença situa-se no sudeste da França e estende-se desde a margem esquerda do Ródano até a margem direita do Var, onde limita com o antigo condado de Nice, na margem esquerda do rio. É banhada pelo Mediterrâneo.



 Mapa da Provence obtido google
Mapa da Provence, google Maps



2. -  Resumo Histórico



A Provença já era habitada desde os tempos pré-históricos, como indicam os restos de assentamentos, datados entre 27.000 e 19.000 a.C., encontrados por mergulhadores em 1991 na Caverna de Cosquer, perto de Marselha. Um sítio neolítico datado de cerca de 6.000 a.C. foi descoberto em Marselha, próximo à estação ferroviária Saint Charles.

A Provença foi uma das primeiras áreas conquistadas pelos romanos fora da Itália. O cristianismo chegou cedo à Provença e, na altura do século III, a região já era consideravelmente cristã, com diversos mosteiros e igrejas em construção.


2.1 O Papado de Avignon


Entre 1309-1377  os papas estabeleceram residência em Avignon, período que é conhecido como o Papado de Avignon. Ele teve início quando o papa Clemente V fixou residência em Avignon, propriedade do rei de Nápoles, Carlos de Anjou

Em 1377, o papa Gregório XI decidiu recuperar o trono de São Pedro, em Roma, o que não reconstruiu a unidade do papado, e sim provocou a pior crise de sua história: o Grande Cisma do Ocidente, com dois ou mais papas simultaneamente em Avinhão e Roma, e que só seria ultrapassado em 1417.

 Palácio dos Papas em Avignon
Palácio dos Papas em Avignon, foto de S-F em shutterstock.com


2.2 Aix-en-Provence



Outra cidade interessante para fazer uma base na Provence é Aix-en-Provence. Ela foi fundada em 122 a.C. com o nome de Aquae Sextiae ('Águas Sextias') pela guarnição romana de Caio Sextio Calvino. Também foi o lugar onde nasceu e morreu o pintor Paul Cézanne.


 Praça em Aix en Provence
Praça em Aix-en-Provence, foto de travelview / Shutterstock.com


2.3 - Marselha


Marselha é o maior centro urbano da região e a segunda maior cidade da França, além de ser a capital do departamento de Bocas do Ródano e da região administrativa da Provença-Alpes-Côte d'Azur.


Marselha foi fundada em c. 546 a.C. por colonos gregos oriundos da cidade de Focéia (atual Foça, na Turquia), que fugiam de uma invasão persa. Com o nome de Massália, o assentamento tornou-se um dos principais portos comerciais do mundo antigo. Os foceenses também estabeleceram colônias em Nice, Arles, Cannes e no sul de Nîmes.


Porto de Marselha e Castelo de São João
Porto de Marselha, Castelo de São João, foto de S-F em shutterstock.com


3. - Geografia


A Provença é limitada pelos Alpes e pela Itália a leste, pelo rio Ródano a oeste, e pelo Mediterrâneo ao sul. Possui características topográficas muito particulares, com planícies férteis no vale do Ródano, montanhas a leste (em especial o monte Ventoux, a cordilheira Luberon e as Aupilhas) e pântanos no sul (o Camargue).

4. - Campos de Lavanda


O principal polo de cultivo da lavanda na Provence é em Valensole. Lá você encontra vários campos que se estendem ao longo das estradas.

Outro ponto fantástico é Gordes, uma bonita aldeia e uma das mais visitadas do Parque Natural Regional Luberon. Ela está localizada na borda do parque e precisamente no Monts de Vaucluse, de frente para o lado norte da montanha Luberon.

Em cima de uma rocha, a cidade participa da associação As mais belas aldeias da França por sua herança rica e variada: duas abadias , um castelo, muitas aldeias antigas e várias centenas de cabanas de pedra secas ou bories , vários moinhos água e vento, fontes, lavanderias e apontadores.

A estrada de Valensole para Gordes tem 80 Km e é belíssima. Ela atravessa o parque de Luberon.

 Outra foto de Campo de Lavanda em Valensole com as lavandas todas floradas e ao entardecer
Campo de lavanda em Valensole, foto de Fesus Robert em shutterstock.com



Quando visitar

foto com foco em um ramo da lavanda
Lavanda, foto de Kotokoa em Shutterstock.com
As flores da lavanda florescem no início do verão europeu entre a segunda quinzena de junho até o dia 10 de julho aproximadamente. Entretanto, logo após essa data começa a colheita e quem chegar depois desse paríodo vai encontrar os campos completamente vazios. O ideal é portanto chegar entre a última semana de junho e a primeira semana de julho, quando acontecem inclusive várias festas na região. 



5. - Abadia Notre Dame de Senanque 


foto da Abadia de Senanque vista de cima
Abadia de Senanque, foto de  LianeM em Shutterstock.com


A Abadia Notre-Dame de Sénanque foi fundada em 9 de julho de 1148 (23 de junho) pelos monges cistercienses de Mazan, em Ardèche. Notre-Dame de Sénanque é assim a quarta abadia cisterciense fundada na  Provence, depois de Le Thoronet, Aiguebelle e Silvacane.

A abadia faz parte de uma poderosa ordem monástica, que tinha o apelo da aura de São Bernardo.

Na época da fundação de Senanque, os Cistercienses tinham mais de trezentos e cinquenta abadias de homens espalhados por toda a Europa, eles confiam em uma organização sólida e desenvolveram um estilo arquitetônico específico e imediatamente reconhecível.

A Idade de Ouro da Abadia


Graças às numerosas doações da família Agoult Simiane de Gordes e dos senhores de Venasque, a Abadia de Sénanque vinha prosperando rapidamente. Agradecidos, os Irmãos de Sénanque aceitaram que os restos de Geoffroy de Venasque repousassem na igreja da abadia. Sua tumba ainda é visível no transepto leste.


Diagram esquemático da Abadia
cartoon do site da abadia

Os séculos XIII e XIV viram a Abadia aumentar seu domínio, seu poder e sua influência.

Foi o apogeu da Notre-Dame de Sénanque. A Abadia contava com quatro fábricas, sete celeiros, um hospital em Arles, várias casas em L'Isle sur la Sorgue, Cavaillon, Carpentras, Marselha, uma fazenda em Maussane, um hospício em Pernes-les-Fontaines.



O declínio

A situação da Abadia de Sénanque deteriorou-se no início do século XV: em um período de turbulência e violência, o patrimônio da Abadia não pôde ser preservado, os subsídios colapsaram, as vocações secaram. A comunidade tinha apenas três irmãos em 1439.


Dom Berenger Borgarelli, abade nomeado em 1444, descreve uma situação catastrófica com um mosteiro em ruínas, edifícios destruídos e rendas ao nível mais baixo por causa de guerras devastando a região.

Início das guerras religiosas, em 1544, um bando armado de vinte e cinco valdenses de Cabrières revoltou-se e atacou Sénanque. A parte sul do mosteiro é incendiada, o refeitório, a fonte do claustro e a construção dos irmãos leigos são destruídos, os arquivos queimados, os doze monges de Sénanque são enforcados.

Situação atual


Em março de 1969, os cinco monges que permaneciam em Sénanque eram incapazes de lidar com o pesado fardo da administração da abadia: eles se retiram para a abadia maior, Lérins.

O Abbé de Lérins decidiu então alugar temporariamente a Abadia de Senanque a um senhorio privado, que se comprometeu durante o contrato de arrendamento restaurar os edifícios.

No final do contrato, o local deveria ser devolvido aos monges cistercienses. Em 24 de outubro de 1969, foi assinado um contrato de 30 anos com a Berliet, que realizará a campanha de restauração da Abadia. Este acordo é incentivado pelo Ministro dos Assuntos Culturais, André Malraux, determinado a salvar todas as obras de arte em risco.


foto da Abadia com o campo de lavanda em frente
Abadia de Senanque, foto de tomas devera em shutterstock.com


No início dos anos 90, a comunidade monástica de Lérins ja era grande o suficiente para se espalhar na Itália (Abbey Pra'd'Mill) e considerar um retorno a Sénanque.

O contrato de arrendamento não permitia, mas com grandeza e generosidade, Paul Berliet dá a abadia aos irmãos. Em 26 de novembro de 1988, uma comunidade de monges cistercienses de Lérins mudou-se para Sénanque.

A comunidade segue a regra de São Bento e viu o trabalho dos Irmãos: cultura de lavanda, olival, visitas ao apiário, hotel e ajudar a atender as necessidades da comunidade, e lidar com cargas pesadas manutenção e restauração da Abadia de Senanque.

Hospedagem


A Abadia oferece um hotel para receber pessoas que desejam compartilhar a vida de oração da comunidade em silêncio e meditação. No ritmo que lhes convier, os participantes são convidados a participar dos Escritórios Comunitários. As refeições são tomadas em silêncio. É solicitado que  se você vier de carro, não o use durante sua permanência para visitar a região para preservar os momentos de retiro. 

6. - Referências


Todo o texto sobre as cidades e regiões retirados da Wikipedia. O da Abadia de Senanque, retirado do site oficial.
Wikipedia - Provence / Avignon / Aix-en-Provence / Marseille

Site da Abadia de Senanque - https://www.senanque.fr/

Shutterstock.com - site de aquisição de fotografias da região