1. - Introdução
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| São Jerônimo, Lorenzo Lotto, Brukenthal Museum em Sibiu, Romênia |
2. - A Vida de um Erudito Inquieto: Do Nascimento à Vocação
Nascido como Eusébio Sofrônio Jerônimo por volta de 347 d.C., na cidade de Estridão, na Dalmácia (atual Croácia), ele veio de uma família cristã abastada. Desde cedo, demonstrou uma inteligência aguçada e uma paixão pelos estudos. Sua juventude foi marcada por uma educação clássica em Roma, onde estudou gramática, retórica e filosofia sob a tutela de renomados professores. Dominou o latim e o grego, e mais tarde, aprendeu o hebraico – habilidades que se tornariam cruciais para sua missão de vida.
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| São Jerônimo, Francisco de Zubaran, 1640 a 1645, Museu de Arte de San Diego |
3. - O Chamado do Deserto: Jerônimo Penitente e Eremita
Após o batismo, Jerônimo empreendeu viagens por diversas regiões, incluindo a Gália e o Oriente. Foi durante sua estadia na Síria, por volta de 375 d.C., que ele ouviu o chamado para uma vida de eremita no deserto de Cálcis. Longe do barulho das cidades e das distrações, Jerônimo dedicou-se à ascese, à oração e ao estudo fervoroso das escrituras.
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| São Jerônimo e o anjo do juízo final, José Ribera, 1626, Museu Capodimonte, Nápoles |
4. - O Maior Legado: A Tradução da Vulgata
Após cerca de cinco anos no deserto, Jerônimo retornou à vida comunitária e acabou em Roma, onde se tornou secretário do Papa Dâmaso I. Foi o Papa quem o encarregou da monumental tarefa de revisar e traduzir a Bíblia para o latim. As versões existentes na época eram fragmentadas e inconsistentes.
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| São Jerônimo em seu estúdio - Albrecht Durer, 1514, gravura em cobre, Galeria Nacional de Arte, Washington d.c. |
5. - Por Que Tanta Devoção na Espanha e Pinturas de Penitência também na Itália?
A figura de São Jerônimo gozou de imensa popularidade, especialmente na Espanha e em diversos centros artísticos italianos, particularmente após o Concílio de Trento (1545-1563) e o advento da Contrarreforma.
6. - Desvendando os Símbolos: O Crânio, o Leão e Mais
7. - Preparando o Olhar para as Obras-Primas
- São Jerônimo: O santo é retratado como um homem idoso, com uma longa barba branca e expressão contemplativa. Ele está nu da cintura para cima, coberto por um tecido vermelho vibrante. Seu rosto apresenta sinais de cansaço e idade, sugerindo uma vida de penitência e reflexão.
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| São Jerônimo, Guido Reni, 1648, Museu Real de Turim, Galeria Sabauda |
- A caveira: O crânio que São Jerônimo segura é um símbolo de meditação sobre a mortalidade, um conceito chamado "memento mori". Na tradição cristã, especialmente na ordem franciscana, a caveira representa a passagem da vida terrena para a vida espiritual.
- Estilo Barroco: A obra de Guido Reni é conhecida por sua elegância e espiritualidade, elementos que foram influentes no desenvolvimento do barroco. O estilo é caracterizado pelo uso de luz e sombra (claroscuro) para criar profundidade e drama, e pela predominância do emocional sobre o racional.
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| São Jerônimo - Pereda e Salgado, 1643, Museu do Prado, Madrid |
- São Jerônimo: O santo está ajoelhado, com uma expressão de êxtase ou contemplação enquanto olha para o céu. Sua pose e a representação de sua magreza destacam sua vida de penitência e isolamento.
- Elementos simbólicos: Vários objetos na cena têm significado sibólico:
- A trombeta: Um objeto que parece ser uma trombeta, no canto superior esquerdo, pode se referir ao Juízo Final.
- O crânio (caveira): Simboliza a meditação sobre a mortalidade, um tema comum na arte barroca conhecido como "memento mori".
- O livro aberto: Representa a vasta erudição de São Jerônimo e seu trabalho mais notável, a tradução da Bíblia para o latim, conhecida como Vulgata. A estampa na página aberta é uma referência a uma xilogravura de Albrecht Dürer.
- O crucifixo improvisado: Feito de galhos, representa a devoção do santo à crucificação de Cristo.
- O tinteiro e a pena: Simbolizam sua dedicação à escrita e aos estudos.
- O Leão: A lenda conta que o santo extraiu um espinho da pata de um leão, que se tornou seu companheiro leal. Na pintura, o leão é visto à direita, deitado aos pés de Jerônimo, e representa o companheiro fiel do santo.
- O Plano de Fundo: A paisagem ao fundo ainda está em fase de esboço, com montanhas e formações rochosas. À direita, uma igreja sutilmente esboçada pode ser vista através das rochas, o que pode aludir ao papel de Jerônimo como Doutor da Igreja.
- Estado Inacabado: Por ser uma obra inacabada, ela permite observar a técnica de Leonardo da Vinci, especialmente o rascunho em monocromático sobre o painel de madeira preparado. Estudos recentes, por exemplo, revelaram impressões digitais do artista, mostrando que ele usava as mãos para espalhar a tinta.
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| São Jerônimo em seu estúdio - Albrecht Durer, 1521 óleo sobre painel de madeira, Museu de Arte antiga de Lisboa |
- O Santo: São Jerônimo, um dos Doutores da Igreja, é retratado como um velho sábio, com rugas detalhadas e uma barba branca. Acredita-se que o artista tenha usado como modelo um homem de 93 anos que ele conheceu em Antuérpia. Ele está em uma pose pensativa, com a mão direita apoiando a cabeça e a mão esquerda tocando uma caveira, simbolizando a meditação sobre a morte e a brevidade da vida (memento mori).
- Elementos da cena: A pintura inclui um livro aberto sobre uma mesa, que representa o trabalho de Jerônimo na tradução da Bíblia para o latim (a Vulgata). Também é possível ver um crucifixo na parede, um tinteiro e uma pena.
- Estilo: Dürer era um mestre na representação de detalhes, e a pintura demonstra sua habilidade em retratar a figura humana e os objetos com grande precisão. O estilo também tem influências da arte flamenga, especialmente no trabalho de Quentin Massys.
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