1. - Moisés
Moisés é uma das principais obras do artista renascentista Michelangelo. O Papa Júlio II encomendou em 1505 uma tumba a Michelangelo. A obra foi concluída em 1545, sendo que o Papa Júlio havia morrido em 1513.
O projeto original da tumba incluía um massivo mausoléu com mais de 40 peças de escultura. A estátua de Moisés teria destaque central em um pedestal de aproximadamente 3,7 metros de altura, em oposição à outra escultura representando Paulo de Tarso.
No entanto, conforme o avanço do conjunto, o projeto original foi modificado gradativamente até dar lugar à obra tal como se encontra atualmente. A figura de Moisés ocupa o espaço central na seção inferior do monumento.
| Moisés, Michelangelo, 1513 a 1516 com finalização em 1545, Basílica San Pietro in Vincoli, Roma |
Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Por que não falas?. (fonte: wikipédia)
Segundo Ernesto Fischer, no seu livro "A necessidade da arte" (capítulo II), esta obra não só personificava o ideal do homem do Renascimento ("a corporificação em pedra de uma nova personalidade consciente de si mesma"), como também se apresentava como um repto para que a sociedade de então encarnasse esse ideal - no fundo, o mesmo desejo de Moisés, ao trazer as tábuas da lei que deveriam reformar a sociedade do seu tempo.
A escultura está na basílica de San Pietro in Vincoli, Roma. O projeto previa originalmente a colocação na Basílica de São Pedro no Vaticano
2. - Uma visão do Conjunto
a) Conjunto completo
No conjunto final destaca-se dois níveis diferentes. O nível inferior com as esculturas de Moisés, Raquel e Lia, feitos por Michelangelo e o nível superior feito por seus assistentes.
b) Parte Inferior - Conjunto Michelangelo - Moisés, Raquel e Lia
As três esculturas do nível inferior foram realizadas pelo próprio Michelangelo. As figuras das filhas de Labão respresentam a Vida Contemplativa (Lia) e a Vida ativa (Raquel).
| Conjunto inferior, Lia e Raquel, 1542, Michelangelo |
3. - A Basílica de San Pietro in Vincoli
San Pietro in Vincoli ou Basílica de São Pedro Acorrentado é uma igreja titular e basílica menor localizada no Monte Ópio, em Roma, Itália, e é conhecida justamente por abrigar a famosa estátua de Moisés, de Michelangelo, que decora o túmulo do papa Júlio II.
a) Nave
O interior segue uma planta basilical típica, com uma nave ladeada por dois corredores, separados por colunas dóricas, terminados em três absides. Os corredores estão cobertos por abóbadas de aresta e a nave por um teto em caixotões do século XVIII, decorado no espaço oval central por um afresco do "Milagre das Correntes", de Giovanni Battista Parodi (1706)
| Nave, Basílica San Pietro in Vincoli, Roma, foto historiacomgosto |
Conhecida também como "Basilica Eudoxiana", a igreja foi construída pela primeira vez sobre fundações (descobertas em escavações em 1956-9) do período republicano entre 432 e 440 para abrigar a corrente que prendeu São Pedro quando ele esteve preso em Jerusalém (o episódio conhecido como "Libertação de São Pedro").
A imperatriz-consorte bizantina Eudóxia, esposa do imperador Valentiniano III, que recebeu-a de presente de sua mãe, Élia Eudócia, imperatriz-consorte de Valentiniano II, presenteou a relíquia ao papa Leão I. Eudócia, por sua vez, a havia recebido de Juvenal, bispo de Jerusalém.
De acordo com a lenda, esta corrente e uma outra, relacionada à prisão de Pedro na Prisão Mamertina, em Roma, se fundiram milagrosamente quando Leão tentou comparar as duas. Elas estão hoje num relicário sob o altar-mor da basílica.
b) Altar Mor com correntes
| Altar principal, Basilica San Pietro in Vincoli, Roma, foto historiacomgosto |
c) Teto
A nave possui um teto caixotado do século XVIII, com um afresco no centro, pintado em 1706 por Giovanni Battista Parodi, retratando o Milagre das Correntes. Nesta cena, o papa Alexandre cura o pescoço/garganta de Santa Balbina, tocando-a com as correntes que antes ligavam São Pedro.
4. - Referências
Wikipedia - Moisés, Michelangelo / Basilica San Pietro in Vincoli
Fotos historiacomgosto